quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Energia Eólica


A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
É a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.
Ar mais limpo é somente uma das razões para aumentar o papel da energia eólica na nossa mistura de provisão. Vejamos algumas outras boas razões:
• A energia eólica preserva recursos hidráulicos
• A energia eólica é compatível com outros usos de terreno e pode servir como auxílio ao desenvolvimento econômico rural.
• A energia eólica não produz emissões perigosas, ou resíduos sólidos tóxicos.
• A energia eólica é completamente renovável, altamente fiável e muito eficiente.
• A energia eólica é uma das fontes mais econômicas da nova geração de eletricidade em grande escala.
Considerada uma das formas mais limpas de se produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica também causa problemas socioambientais.
Além do aspecto econômico existem vários outros fatores que normalmente não estão sendo levados em conta. Entre os problemas estão a alteração de paisagens, devastação de dunas, aterramento de lagoas, interferências em aqüíferos e sítios arqueológicos, destruição de casas, privatização de espaços de uso comunitário, efeitos de sombras e reflexões intermitentes, ruído de baixa freqüência, interferências eletromagnéticas em sistemas de comunicação (ex.: transmissão de TV), modificação da circulação do ar e ameaça a pássaros (principalmente se forem instaladas em rota de migração).

Stephanie, Alessandra e Thasiane. 1°b
Para saber mais clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário