terça-feira, 28 de setembro de 2010

Energia Fotovoltaica

Energia fotovoltaica


É a energia obtida através da conversão direta da luz do
sol em eletricidade.
Um sistema solar fotovoltaico é composto por:
- Placa solar (também chamada de módulo solar)
- controlador de carga para baterias
-inversor (para os casos de equipamentos em 110 ou 220 v)
- baterias.
Uma placa solar é formada por células fotovoltaicas de silício, que transformam a luz diretamente em eletricidade, é a fotossíntese eletrônica. A transformação é feita sem qualquer desgaste de material, assegurando à placa solar uma durabilidade praticamente ilimitada.
Obs.: funciona também com o tempo nublado e chuvoso.
A energia solar fotovoltaica vai desempenhar um Papel cada vez mais relevante na produção de energia Eléctrica nas próximas dezenas de anos. A produção Actualmente cresce acima de 30%/ano, estimulada. Por políticas de incentivo, tendo ultrapassado. O marco de um GW anual de potência instalada. No Entanto, a viabilidade da sua penetração em larga. Escala no mercado da energia depende da evolução Das tecnologias no sentido da redução do seu custo. O momento atual é extremamente interessante, Porque ainda não se vislumbra sequer quais das Numerosas tecnologias em investigação poderão vir A impor-se e nem sequer o material de base está Decidido. Portugal tem uma janela de oportunidade Para participar aditivamente nesta corrida e na Criação De uma indústria de impacto mundial.

Conheça essa pesquisa

ENERGIA NUCLEAR

Conceito de Energia

A energia é uma medida da capacidade de interação de um Sistema.
A Unidade SI da energia é o Joule.
Outras Unidades de Energia são: kWh, cal, erg, foot-pound force, Btu, eV..
O que é energia nuclear?
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio de Einstein que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se devem provocar a reação m+ediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras.
Com o desenvolvimento do conhecimento da estrutura atômica verificou-se que o núcleo do átomo pode perder massa e que numa reação nuclear, havendo perda de massa, essa perda de massa se transformará em energia. A perda de 1g de massa corresponderá 25.000.000 kWh.
A energia nuclear já é a segunda maior fonte de produção de eletricidade nos países de renda alta e a terceira maior no mundo inteiro, depois do carvão mineral (40%) e da hidroeletricidade (18%). Hoje estão em operação 437 centrais nucleares. A França, por exemplo, produz 75% da sua eletricidade a partir da energia nuclear. O Japão, em torno de 30%. Em 1973, a energia nuclear representava 3,2% do total de energia produzida; em 1993, aumentou sua participação mundial para 17,8%.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
acesse a pesquisa aqui

ENERGIA HÍDRICA

Conceito de energia hidráulica
Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica. O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.
O conceito de energia A energia é ainda mais difícil de definir que a matéria. Ela não tem peso e só pode ser medida quando está sendo transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. Por isso, a energia não possui unidades físicas próprias, sendo expressa em termos das unidades do trabalho que realiza. Em outras palavras, energia é a capacidade de realizar trabalho. Apesar de não ser definida com facilidade, a energia, em geral, é bastante perceptível, nossos olhos reagem à energia luminosa, nossos ouvidos detectam a energia sonora; nervos especiais são sensíveis à energia térmica e outros nervos nos informam quando entramos em contato com energia elétrica.
ENERGIA HÍDRICA
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.
Como se gera:
É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua através de turbinas hidráulicas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
Como é medida:
A energia que pode ser fornecida por unidade de tempo chama-se potência, e é medida em watt (W). Como as potências fornecidas pelas usinas hidrelétricas são muito grandes, sempre expressas em milhares de watts, utiliza-se para sua medida um múltiplo dessa unidade, o quilowatt (kW), que equivale a 1.000 W.Vantagens da Energia Hidroelétrica
Gastos e custos:
O preço da eletricidade é constante: Como não é necessário qualquer combustível para as centrais hidrelétricas, o preço da eletricidade produzida por estas é mais ou menos constante.

VANTAGENS DA ENERGIA HIDRICA
Preço da produção de eletricidade: são necessárias muito poucas pessoas para o funcionamento de uma central hidrelétrica, visto que a maior parte das operações são automatizadas, os custos operacionais das centrais hidrelétricas são baixos. Funciona facilmente durante o pico de cargas diárias: a exigência diária de energia não é constante em todas as alturas do dia. O pico máximo ocorre à noite. A água pode ser reunida na barragem em todas as alturas do dia e isto pode ser usado para gerar eletricidade durante os períodos de pico.
Irrigação de quintas: a água das barragens também pode ser usada para a irrigação de terrenos de quintas, produzindo assim a produtividade agrícola durante todo o ano, até em áreas onde os aguaceiros são escassos ou nulos.
Desportos aquáticos e jardins: nas imediações das barragens, a água do reservatório pode ser utilizada para desenvolver instalações recreativas públicas como parques de desportos aquáticos e jardins.
Previne inundações: as barragens também ajudam a prevenir inundações nas áreas próximas dos grandes rios.
PESQUISA COMPLETA

Energia Hidrica


A Energia Hídrica é nem mais nem menos a energia que poderemos obter através da água. Resulta da transformação da energia potencial da massa de água em energia cinética de rotação da turbina hidráulica,  que por sua vez transforma-se em energia eléctrica. Dependendo da tecnologia empregue, a cada processo poderá ser atribuído um rendimento de 80%.
Vantagens e Desvantagens
O facto de utilizarmos um recurso renovável para a produção da energia já apresenta por si uma vantagem. Porém, a construção de empreendimentos de grande dimensão, como por exemplo as barragens, pode resultar em alguns impactos negativos no meio ambiente e no ecossistema fluvial. Porém, para potências iguais ou inferiores a 10 MW é possível definir uma exploração como Minihídrica, que ao invés da exposta anteriormente tem menores impactes ambientais. 

Conheça essa pesquisa aqui

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Energia eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica
Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
Conheça essa pesquisa na integra

Energia Hidrica

RESUMO ENERGIA HIDRICA


A energia é uma medida da capacidade de interacção de um Sistema

Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".
O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc. Assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.

A energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura, a energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
CONHEÇA ESSA PESQUISA NA INTEGRA CLIQUE AQUI

Energia Termica

A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz.

O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química. Energia térmica ET é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta T de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas Eci que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Na maioria das reações químicas expontâneas exoenergéticas a energia inicialmente armazenada na forma de energia potencial elétrica na distribuição eletrônica dos elétrons na estrutura dos reagentes é convertida em energia térmica armazenada nas partículas dos produtos, o que mantém a energia interna do sistema formado pelos reagentes e/ou produtos constante em obediência à lei da conservação da energia mas leva a um considerável aumento na temperatura absoluta do sistema como um todo. O calor na verdade é o fluxo de energia que se dá entre dois sistemas devido exclusivamente à diferença de temperatura entre esses sistemas ou corpos.

A energia térmica (e o calor) medem-se em unidade de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma habitual a caloria.

Em linguagem matemática a energia térmica é definida como:

Etermica = Σi Ec_i

A substituição de 4 mil megawatts (MW) de energia produzida por usinas térmicas ao longo de dez anos pela mesma quantidade de energia eólica (energia dos ventos) pode resultar em um valor médio da energia de R$ 17,00 por megawatt/hora (MWh), em vez de R$ 60,00 por MWh previstos pelo governo no Plano Decenal de Energia Elétrica. A projeção da empresa PSR Consultoria foi apresentada, no dia 31/03, em um fórum promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O Plano Decenal de Energia Elétrica cobre o período de 2008/2017 e prevê investimentos de R$ 142 bilhões em geração de energia e significará a adição de 63.935 MW de capacidade instalada na matriz energética nacional no período, sendo 20.882 MW oriundos de projetos termelétricos. Cerca de 10.000 MW de energia térmica já estão contratados. Matéria de Alana Gandra, da Agência Brasil.
Acesse essa pesquisa na integra:Clique aqui