terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENERGIA HÍDRICA

Conceito de energia hidráulica
Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica. O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.
O conceito de energia A energia é ainda mais difícil de definir que a matéria. Ela não tem peso e só pode ser medida quando está sendo transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. Por isso, a energia não possui unidades físicas próprias, sendo expressa em termos das unidades do trabalho que realiza. Em outras palavras, energia é a capacidade de realizar trabalho. Apesar de não ser definida com facilidade, a energia, em geral, é bastante perceptível, nossos olhos reagem à energia luminosa, nossos ouvidos detectam a energia sonora; nervos especiais são sensíveis à energia térmica e outros nervos nos informam quando entramos em contato com energia elétrica.
ENERGIA HÍDRICA
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.
Como se gera:
É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua através de turbinas hidráulicas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
Como é medida:
A energia que pode ser fornecida por unidade de tempo chama-se potência, e é medida em watt (W). Como as potências fornecidas pelas usinas hidrelétricas são muito grandes, sempre expressas em milhares de watts, utiliza-se para sua medida um múltiplo dessa unidade, o quilowatt (kW), que equivale a 1.000 W.Vantagens da Energia Hidroelétrica
Gastos e custos:
O preço da eletricidade é constante: Como não é necessário qualquer combustível para as centrais hidrelétricas, o preço da eletricidade produzida por estas é mais ou menos constante.

VANTAGENS DA ENERGIA HIDRICA
Preço da produção de eletricidade: são necessárias muito poucas pessoas para o funcionamento de uma central hidrelétrica, visto que a maior parte das operações são automatizadas, os custos operacionais das centrais hidrelétricas são baixos. Funciona facilmente durante o pico de cargas diárias: a exigência diária de energia não é constante em todas as alturas do dia. O pico máximo ocorre à noite. A água pode ser reunida na barragem em todas as alturas do dia e isto pode ser usado para gerar eletricidade durante os períodos de pico.
Irrigação de quintas: a água das barragens também pode ser usada para a irrigação de terrenos de quintas, produzindo assim a produtividade agrícola durante todo o ano, até em áreas onde os aguaceiros são escassos ou nulos.
Desportos aquáticos e jardins: nas imediações das barragens, a água do reservatório pode ser utilizada para desenvolver instalações recreativas públicas como parques de desportos aquáticos e jardins.
Previne inundações: as barragens também ajudam a prevenir inundações nas áreas próximas dos grandes rios.
PESQUISA COMPLETA

Um comentário:

  1. Caros alunos: FELIPE; TATIANE; LYARA; CARLA; FABRICIO
    Gostaria que dessem uma atenção especial a VANTAGENS DA ENERGIA HIDRICA - o que seria essa Irrigação de quintas? Procurem ver se os sites que estão pesquisando são do Brasil. Ok. Bjs. Profª Carmem

    ResponderExcluir