terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENERGIA NUCLEAR

Conceito de Energia

A energia é uma medida da capacidade de interação de um Sistema.
A Unidade SI da energia é o Joule.
Outras Unidades de Energia são: kWh, cal, erg, foot-pound force, Btu, eV..
O que é energia nuclear?
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio de Einstein que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se devem provocar a reação m+ediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras.
Com o desenvolvimento do conhecimento da estrutura atômica verificou-se que o núcleo do átomo pode perder massa e que numa reação nuclear, havendo perda de massa, essa perda de massa se transformará em energia. A perda de 1g de massa corresponderá 25.000.000 kWh.
A energia nuclear já é a segunda maior fonte de produção de eletricidade nos países de renda alta e a terceira maior no mundo inteiro, depois do carvão mineral (40%) e da hidroeletricidade (18%). Hoje estão em operação 437 centrais nucleares. A França, por exemplo, produz 75% da sua eletricidade a partir da energia nuclear. O Japão, em torno de 30%. Em 1973, a energia nuclear representava 3,2% do total de energia produzida; em 1993, aumentou sua participação mundial para 17,8%.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
acesse a pesquisa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário